Wikimedia Foundation Privacy Policy

This page is a translated version of the page Policy:Privacy policy and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.
Política de Privacidade
Este é um resumo da Política de Privacidade. Para ler os termos completos, role para baixo ou clique aqui.
Isenção de responsabilidade: Este resumo não é parte da Política de Privacidade e não é um documento legal. É simplesmente uma referência útil para a compreensão de toda a Política de Privacidade. Considere como uma interface amigável para nossa Política de Privacidade.

Como acreditamos que você não deve fornecer informações pessoais para participar do movimento do conhecimento livre, você pode:

Porque queremos que você entenda como os Sites Wikimedia são usados para que possamos torná-los melhores para você, coletamos algumas informações quando você:

Estamos comprometidos em:

Tenha ciência que:

  • Qualquer conteúdo que você adicionar ou qualquer alteração que você fizer a um Site da Wikimedia Site será considerado disponível de forma pública e permanente.
  • Se você adicionar conteúdo ou fizer uma alteração a um Site da Wikimedia sem se identificar (fazer login), tal conteúdo ou alteração será atribuído, de forma pública e permanente, ao endereço IP usado no momento, em lugar de um nome de usuário.
  • Nossa comunidade de editores e colaboradores voluntários é uma instância de autopoliciamento. Certos administradores dos Sites Wikimedia, que são escolhidos pela comunidade, usam ferramentas que lhes concedem acesso limitado a informações não públicas sobre contribuições recentes, para que possam proteger os Sites Wikimedia e aplicar as políticas.
  • Essa Política de Privacidade não se aplica a todos os sites e serviços administrados pela Wikimedia Foundation, como sites ou serviços que têm sua própria política de privacidade (como a Wikimedia Shop) ou sites ou serviços executados por terceiros (como projetos de desenvolvedores de terceiros no Wikimedia Cloud Services).
  • Como parte de nosso compromisso com a educação e pesquisa em todo o mundo, divulgamos, de forma esporádica, informações públicas e agregadas ou não pessoais ao público em geral por meio de descarga e conjuntos de dados.
  • Para proteção da Wikimedia Foundation e outros usuários, se não concordar com esta Política de Privacidade, você não poderá usar os Sites Wikimedia.

Introdução

Bem-vindo!

O movimento Wikimedia baseia-se em um princípio simples, mas poderoso: juntos podemos fazer mais do que qualquer um de nós poderia fazer sozinho. Não podemos trabalhar de forma coletiva sem reunir, compartilhar e analisar informações sobre nossos usuários enquanto buscamos novas maneiras de tornar os Sites Wikimedia mais utilizáveis, seguros e benéficos.

Acreditamos que a coleta e uso de informações devem andar de mãos dadas com a transparência. Esta Política de Privacidade explica como a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que hospeda os Sites Wikimedia, como a Wikipedia, coleta, usa e compartilha informações que recebemos de você por meio do uso que você fizer dos Sites Wikimedia. É essencial entender que, ao usar qualquer um dos Sites Wikimedia, você concorda com a coleta, transferência, processamento, armazenamento, divulgação e uso de suas informações conforme descrito nesta Política de Privacidade. Isso reforça a importância de ler esta Política com atenção.

Acreditamos que você não deve fornecer Informações Pessoais não públicas para participar do movimento do conhecimento livre. Você não precisa fornecer informações como seu nome verdadeiro, endereço ou data de nascimento para se inscrever em uma conta padrão ou contribuir com conteúdo para os Sites Wikimedia.

Não vendemos ou alugamos suas Informações Pessoais, nem as fornecemos a terceiros para que lhe vendam algo. Nós as usamos para descobrir como tornar os Sites Wikimedia mais envolventes e acessíveis, para identificar as ideias que funcionam e para tornar o aprendizado e a contribuição mais divertidos. Simplificando: usamos essas informações para tornar os Sites Wikimedia melhores para você.

Afinal, são pessoas como você, os campeões do conhecimento livre, que tornam possível que os Sites Wikimedia não apenas existam, mas também cresçam e prosperem.

Definições

Como todos (não apenas os advogados) devem ser capazes de entender, de maneira fácil, como e por que suas informações são coletadas e utilizadas, optamos por uma linguagem comum em vez de termos mais formais em toda esta Política. Para ajudar a garantir sua compreensão de alguns termos-chave específicos, aqui está uma tabela de traduções:


Quando dizemos... ...queremos dizer:
"a Wikimedia Foundation" / "a Foundation" / "nós" / "nosso" / "a nós" A Wikimedia Foundation, Inc., é a organização sem fins econômicos que opera os Sites Wikimedia.
"Sites Wikimedia" / "nossos serviços" Sites e serviços da Wikimedia (independentemente do idioma), incluindo nossos principais projetos, como Wikipedia e Wikimedia Commons, bem como aplicativos móveis, interfaces de programação de aplicativos (APIs), e-mails e notificações; com exceção, no entanto, dos sites e serviços listados abaixo, na seção "O que esta Política de Privacidade não abrange".
"você" / "seu" / "eu" / "mim" Você, independentemente de ser um indivíduo, grupo ou organização, e independentemente de estar usando os Sites Wikimedia ou nossos serviços em seu nome ou de outra pessoa.
"esta Política" / "esta Política de Privacidade" Este documento, intitulado "Política de Privacidade da Wikimedia Foundation".
"contribuições" Conteúdo que você adiciona aos ou altera nos Sites Wikimedia.
"Informações pessoais" Informações que você nos fornece ou que coletamos que podem ser usadas para identificá-lo pessoalmente. Para ser claro, embora não coletemos necessariamente todos os tipos de informações a seguir, consideramos pelo menos o seguinte como "informações pessoais", caso não sejam públicas e possam ser usadas para identificá-lo:
(a) seu nome verdadeiro, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, senha, número de identificação em documento de identidade emitido pelo governo, endereço IP, informações do agente do usuário, número da conta de pagamento;
(b) quando associados a um dos itens na subseção (a), quaisquer dados confidenciais, como data de nascimento, gênero, orientação sexual, origem racial ou étnica, estado civil ou familiar, condições médicas ou deficiências, afiliação política e religião.
"terceiro" / "terceiros" Indivíduos, entidades, sites, serviços, produtos e aplicativos que não são controlados, gerenciados ou operados pela Wikimedia Foundation. Isso inclui outros usuários da Wikimedia e organizações ou grupos independentes que ajudam a promover o movimento da Wikimedia, como capítulos da Wikimedia, organizações temáticas e grupos de usuários bem como voluntários, funcionários, diretores, executivo, destinatários de concessões e contratados dessas organizações ou grupos.


O que esta política de privacidade abrange e não abrange

Exceto conforme explicado abaixo, esta Política de Privacidade se aplica à nossa coleta e tratamento de informações sobre você que recebemos como resultado do uso que você faz de qualquer um dos Sites Wikimedia. Esta Política também se aplica às informações que recebemos de nossos parceiros ou de terceiros. Para entender mais sobre o que esta Política de Privacidade abrange, veja abaixo.

Exemplos do que essa Política de Privacidade abrange

Para maior clareza, esta Política de Privacidade abrange, independentemente do idioma:

  • Todos os nossos principais sites (encontrados em lista dos principais projetos), tais como a Wikipedia, incluindo páginas de usuário, páginas de discussão e quadros de avisos.
  • Nossos blogs e APIs (a menos que tenhamos fornecido uma política separada para esses serviços).
  • Aplicativos móveis oficiais da Wikimedia Foundation.
  • E-mails, SMS e notificações nossos ou enviados por você.

Esta Política de Privacidade, no entanto, não cobre algumas situações em que podemos coletar ou processar informações. Por exemplo, alguns usos podem ser cobertos por políticas de privacidade separadas (como as da Wikimedia Shop) ou sites ou serviços executados por terceiros (como projetos de desenvolvedores terceirizados no Wikimedia Cloud Services). Para entender mais sobre o que esta Política de Privacidade não abrange, veja abaixo.

O que esta política de privacidade não abrange

Esta seção faz parte da Política de Privacidade e tem como objetivo explicar em detalhes quais situações não são cobertas por nossa Política de Privacidade.

Sites e Ferramentas da Wikimedia com políticas alternativas
Alguns sites ou ferramentas da Wikimedia Foundation têm políticas ou cláusulas de privacidade alternativas que diferem desta Política de Privacidade. Esses sites incluem:
Se um site da Wikimedia Foundation for regido por uma política de privacidade alternativa, ele será vinculado a essa política. Quando uma ferramenta da Wikimedia Foundation é regida por uma política de privacidade alternativa, a página onde o download ou a ativação dessa ferramenta estiver disponível terá um link para essa política.
Membros da comunidade
Os Sites Wikimedia são trabalhos colaborativos, feitos com amor, que são mantidos e atualizados constantemente por uma comunidade global de voluntários. Esta comunidade global de voluntários pode, às vezes, ter acesso a informações pessoais para garantir o funcionamento dos Sites Wikimedia.
  • Voluntários administrativos, tais como CheckUsers ou Stewards. Estes são voluntários que aplicam as políticas e garantem a segurança dos Sites Wikimedia. Quando esses administradores acessam Informações Pessoais não públicas, eles são obrigados a cumprir nossa Política de Acesso a Informações não Públicas, bem como outras políticas específicas de ferramentas.
  • Fornecedores de ferramentas. Oferecemos suporte a plataformas para desenvolvedores terceirizados experimentarem e desenvolverem novas ferramentas e sites, como o [[[:mw:Special:MyLanguage/Wikimedia Cloud Services|wmflabs.org]] wmflabs.org]. Ao usar uma das ferramentas desenvolvidas por esses voluntários, você pode transferir informações para eles. Quando esses voluntários acessam informações não públicas ou Informações Pessoais, eles são obrigados a cumprir os termos que regem a plataforma específica em que a ferramenta está disponível.
  • Outros usuários. Oferecemos várias ferramentas que permitem que os usuários se comuniquem entre si. As comunicações podem ser cobertas por esta Política enquanto passam por nossos sistemas, mas os usuários que recebem essas comunicações, e o que eles fazem com as comunicações assim que as recebem, não são cobertos por esta Política. Exemplos incluem:
    • postagem em listas de e-mail hospedadas pela Foundation;
    • solicitação de suporte de voluntários por meio de nosso sistema de controle de chamados online (e-mails enviados para info[arroba]wikimedia.org vão para este sistema);
    • envio de e-mail para outros usuários através dos Sites Wikimedia (por exemplo, usando o recurso "Enviar e-mail para este usuário"); e
    • conversas no IRC (como no canal #wikipedia).
Terceiros
Esta Política de Privacidade cobre apenas a forma como a Wikimedia Foundation coleta, usa e divulga Informações Pessoais e não aborda práticas de terceiros. Por exemplo, esta Política de Privacidade não aborda as práticas de:
  • Sites administrados por outras organizações, como sites com links nas seções de “Referências” da Wikipedia, ou administrados por capítulos da Wikimedia ou outras organizações de movimento. Essas organizações podem receber informações suas se você acessar seus sites após usar um dos Sites Wikimedia. Elas são regidas por políticas de privacidade próprias.
  • Aplicativos móveis fornecidos por outras organizações ou indivíduos. Essas organizações ou indivíduos podem receber informações suas se você usar esses aplicativos para acessar os Sites Wikimedia ou o conteúdo do Site da Wikimedia. Elas são regidas por políticas de privacidade próprias.

Às vezes, os voluntários podem colocar uma ferramenta de coleta de dados, como um script, gadget, pixel de rastreamento ou botão de compartilhamento, em um site da Wikimedia sem nosso conhecimento. Esta Política não cobre como terceiros tratam as informações que recebem como resultado de tal ferramenta. Se você encontrar uma ferramenta de terceiros e acreditar que ela viola esta Política, você mesmo pode remover a ferramenta ou denunciá-la pelo e-mail privacy[arroba]wikimedia.org para que possamos investigar.

Onde as políticas da comunidade regem as informações, como a política CheckUser, a comunidade relevante pode adicionar às regras e obrigações estabelecidas nesta Política. No entanto, eles não têm permissão para criar novas exceções ou de outra forma reduzir as proteções oferecidas por esta Política.

Coleta e uso das informações

Tipos de informações que recebemos de você e como as obtemos

Suas contribuições públicas

Quando você faz uma contribuição para qualquer Site da Wikimedia, incluindo páginas de usuário ou de discussão, você está criando um registro público permanente de cada parte do conteúdo adicionado, removido ou alterado por você. O histórico da página mostrará quando sua contribuição ou exclusão foi feita, bem como seu nome de usuário (se você estiver conectado) ou seu endereço IP (se você não estiver conectado). Podemos usar suas contribuições públicas, agregadas às contribuições públicas de outros ou individualmente, para criar novos recursos ou produtos relacionados a dados para você ou para aprender mais sobre como os Sites Wikimedia são usados, conforme explicado abaixo em “Como nós usamos as informações que recebemos de você” da presente Política de Privacidade.

Informações visíveis publicamente

A menos que esta Política diga o contrário, você deve assumir que as informações com as quais você contribui ativamente para os Sites Wikimedia, incluindo Informações Pessoais, são visíveis publicamente e podem ser encontradas pelos motores de busca. Como ocorre na maior parte das vezes na Internet, qualquer coisa que você compartilhe pode ser copiado e redistribuído pela Internet por outras pessoas. Não contribua com nenhuma informação que não se sinta confortável em tornar públicas permanentemente, como revelar seu nome verdadeiro ou localização em suas contribuições.

Você deve ter ciência de que dados específicos tornados públicos por você, ou, dados agregados que são tornados públicos por nós, podem ser usados por qualquer pessoa para análise e para inferir informações adicionais, como o país de origem do usuário, afiliação política e gênero.

Informações da conta e registro

Deseja criar uma conta? Excelente! Não deseja criar uma conta? Sem problemas!

Você não é obrigado a criar uma conta para ler ou contribuir com um Site da Wikimedia, exceto em raras circunstâncias. No entanto, se você contribuir sem fazer login, sua contribuição será atribuída publicamente ao endereço IP associado com seu dispositivo.

Se deseja criar uma conta padrão, na maioria dos casos, exigimos apenas um nome de usuário e uma senha. No entanto, se você optar por não fornecer um endereço de e-mail, não poderemos ajudá-lo a recuperar sua senha.

Mais sobre nomes de usuários

Seu nome de usuário será visível publicamente, portanto, cuidado ao revelar seu nome verdadeiro ou outras Informações Pessoais em seu nome de usuário. Sua senha é usada apenas para verificar se a conta é sua. Seu endereço IP também nos é enviado automaticamente, e nós o armazenamos temporariamente. Isso é para proteger os usuários da Wikimedia e o conteúdo do projeto; em caso de abuso, os endereços IP podem ser associados a nomes de usuário como parte de uma investigação. Nenhuma outra Informação Pessoal é obrigatória: sem informação de nome, nem endereço de e-mail, nem data de nascimento e sem informação de cartão de crédito.

Depois de criadas, as contas de usuário não podem ser totalmente removidas (embora você geralmente possa ocultar as informações em sua página de usuário, se desejar). Isso ocorre porque suas contribuições públicas devem estar associadas ao autor (você!). Em algumas circunstâncias, as comunidades Wikimedia podem auxiliar usuários com a remoção de informações adicionais relacionadas à sua conta dos projetos.

Para obter uma melhor compreensão dos dados demográficos de nossos usuários, localizar nossos serviços e saber como podemos melhorar nossos serviços, podemos solicitar mais informações demográficas, como gênero ou idade, sobre você. Nós o informaremos se tais informações se destinam a ser públicas ou privadas, para que você possa tomar uma decisão informada sobre se deseja nos fornecer essas informações. Fornecer essas informações é sempre totalmente opcional. Se não quiser, não precisa – é simples assim.

Informações de localização

GPS e outras tecnologias de localização

Se você consentir, podemos usar o GPS (e outras tecnologias comumente usadas para determinar a localização) para lhe mostrar um conteúdo mais relevante. Mantemos as informações obtidas por essas tecnologias em sigilo, exceto conforme previsto nesta Política. Você pode saber mais conferindo a lista de exemplos de como usamos essas tecnologias em nossas Perguntas frequentes.

Metadados

Às vezes, recebemos automaticamente dados de localização do seu dispositivo. Por exemplo, se você deseja fazer upload de uma foto no aplicativo móvel Wikimedia Commons, podemos receber metadados, como o local e a hora em que você tirou a foto, automaticamente do seu dispositivo. Esteja ciente de que, ao contrário das informações de localização coletadas usando sinais de GPS descritos acima, a configuração padrão em seu dispositivo móvel normalmente inclui os metadados em sua foto ou upload de vídeo para os Sites Wikimedia. Se você não quiser que os metadados sejam enviados para nós e tornados públicos no momento do upload, altere as configurações do seu dispositivo.

Endereços IP

Finalmente, quando você acessar qualquer Site da Wikimedia, nós recebemos, automaticamente, o endereço IP do dispositivo (ou seu servidor de proxy) que você está usando para acessar a Internet, que poderia ser usada para inferir sua localização geográfica.

Informações relativas ao seu uso dos Sites Wikimedia

Queremos tornar os Sites Wikimedia melhores para você, aprendendo mais sobre como você os usa. Exemplos disso podem incluir a frequência com que você visita os Sites Wikimedia, o que você gosta, o que acha útil, como chega aos Sites Wikimedia e se você usaria mais um recurso útil se explicássemos de forma diferente. Também queremos que esta Política e nossas práticas reflitam os valores de nossa comunidade. Por este motivo, mantemos as informações relacionadas ao seu uso dos Sites Wikimedia confidenciais, exceto conforme disposto nesta Política.

Informações que recebemos automaticamente

Pela forma como os navegadores funcionam, recebemos algumas informações automaticamente quando você visita os Sites Wikimedia. Isso inclui quando você usa uma ferramenta online em um site de terceiros que carrega informações provenientes dos Sites Wikimedia. Essas informações incluem o tipo de dispositivo que você está usando (possivelmente incluindo números de identificação de dispositivo exclusivos, para algumas versões beta de nossos aplicativos móveis), o tipo e a versão do seu navegador, a preferência de idioma do navegador, o tipo e a versão do sistema operacional do seu dispositivo, em alguns casos, o nome do seu provedor de serviços de Internet ou operadora de celular, o site que o encaminhou aos Sites Wikimedia, as páginas que você solicitou e visitou e a data e hora de cada solicitação que você fez aos Sites Wikimedia.

Simplificando, usamos essas informações para aperfeiçoar sua experiência com os Sites Wikimedia. Por exemplo, usamos essas informações para administrar os sites, fornecer maior segurança e combater o vandalismo; otimizar aplicativos móveis, personalizar conteúdo e definir preferências de idioma, testar recursos para ver o que funciona e melhorar o desempenho; entender como os usuários interagem com os Sites Wikimedia, rastrear e estudar o uso de vários recursos, obter entendimento sobre a demografia dos diferentes Sites Wikimedia e analisar tendências.

Quais informações coletamos

Coletamos, de forma ativa, alguns tipos de informações com uma variedade de tecnologias comumente usadas. Dentre elas estão tracking pixels, JavaScript e uma variedade de tecnologias de "dados armazenados localmente", tais como cookies e armazenamento local. Esses tipos de tecnologias também podem ser usados em ferramentas online em um site de terceiros que carrega informações dos Sites Wikimedia. Percebemos que algumas dessas tecnologias não têm uma boa reputação e podem ser usadas para propósitos que não são nada nobres. Portanto, queremos ser o mais claro possível sobre por que usamos esses métodos e o tipo de informação que coletamos com eles.

Dependendo da tecnologia que usamos, os dados armazenados localmente podem incluir texto, informações pessoais (como o seu endereço IP) e informações sobre o uso dos Sites Wikimedia (como o seu nome de usuário ou a hora da sua visita). Veja abaixo para mais informações.

Usamos essas informações para tornar a sua experiência com os Sites Wikimedia mais segura e melhor, para obter um maior entendimento das preferências do usuário e sua interação com os Sites Wikimedia, e para melhorar nossos serviços em geral. Nunca usaremos cookies de terceiros, a menos que obtenhamos sua permissão para fazê-lo. Se encontrar uma ferramenta de coleta de dados de terceiros que não tenha sido autorizada por você (como uma que pode ter sido colocada por engano por outro usuário ou administrador), informe-nos em privacy@wikimedia.org.

Mais sobre dados armazenados localmente

Dados armazenados localmente, JavaScript e tracking pixels nos ajudam a fazer coisas como:

  • Fornecer-lhe uma experiência personalizável, como o uso de cookies para saber sua preferência de idioma, para lembrar as preferências do usuário que você definiu para que possamos fornecer a aparência personalizada que você deseja, e para informar-lhe sobre questões e eventos interessantes da Wikimedia em sua área.
  • Entregar conteúdo mais relevante para você e com mais rapidez. Por exemplo, usamos armazenamento local para armazenar, diretamente em seu dispositivo, os artigos que você leu recentemente, para que possam ser recuperados rapidamente. Além disso, usamos cookies para aprender sobre os tópicos pesquisados para que possamos otimizar os resultados da pesquisa que entregamos a você.
  • Entender como você usa os Sites Wikimedia, para que possamos saber o que funciona e o que é útil. Por exemplo, podemos usar cookies para saber mais sobre a lista de artigos que você segue em sua lista de observação para que possamos recomendar artigos semelhantes nos quais você possa estar interessado.
  • Entender como você usa os Sites Wikimedia em diferentes dispositivos, para que possamos tornar nossos diversos Sites Wikimedia mais eficientes e eficazes para você.
  • Tornar os Sites Wikimedia mais convenientes de usar, por exemplo, usando cookies para manter sua sessão quando você conecta ou para lembrar seu nome de usuário no campo de login.

Deseja saber ainda mais? Você pode ler mais sobre alguns dos cookies específicos que usamos, quando eles expiram e para que os usamos em nossas Perguntas frequentes.

Acreditamos que essa coleta de dados ajuda a melhorar a experiência do usuário, mas você pode remover ou desativar alguns ou todos os dados armazenados localmente por meio das configurações do navegador, dependendo do navegador. Você pode saber mais sobre suas opções em nossas Perguntas frequentes. Embora os dados armazenados localmente possam não ser necessários para usar nossos sites, alguns recursos não funcionarão adequadamente se você os desativar.

Embora os exemplos acima relativos às suas informações, coletadas por meio do uso de ferramentas de coleta de dados sejam mantidos em sigilo, de acordo com esta Política, observe que algumas informações sobre as ações realizadas por seu nome de usuário são disponibilizadas publicamente por meio de registros públicos juntamente com ações realizadas por outros usuários. Por exemplo, um registro público pode incluir edições do histórico do artigo ou a data em que sua conta foi criada em um Site da Wikimedia junto com as datas em que outras contas foram criadas em um Site da Wikimedia.

Como utilizamos as informações que recebemos de você

Geral

Nós e nossos provedores de serviços usamos suas Informações Pessoais com o propósito legítimo de cumprir nossa missão de caridade, incluindo:

Operação dos Sites Wikimedia, compartilhamento de suas contribuições e administração de nossos serviços.
  • Ajudá-lo a compartilhar seu conhecimento com o mundo e adicionar novos recursos aos nossos serviços.
  • Organizar o acesso à sua conta e fornecer os serviços relacionados.
  • Enviar-lhe informações administrativas, como alterações em nossas políticas.
  • Permitir que você envie mensagens a outra pessoa, se assim desejar. Direcionar comunicações entre usuários (como mensagens enviadas por meio do recurso "Enviar e-mail para este usuário"), na medida em que tais comunicações não sejam públicas e sejam armazenadas ou transitem pelos Sistemas da Wikimedia Foundation, são mantidas em sigilo por nós, exceto conforme disposto nesta Política.

Nos envolvemos em tais atividades para administrar nosso relacionamento com você, porque temos um interesse legítimo e/ou para cumprir nossas obrigações legais.

Prestação de serviços personalizados.
  • Informá-lo sobre coisas que estão acontecendo com a Wikimedia Foundation, os Sites Wikimedia ou o movimento Wikimedia.

Personalizaremos os Serviços, em alguns casos, com o seu consentimento; ou de acordo com nosso legítimo interesse.

Envio de e-mails com atualizações de notícias e comunicações sobre itens que acreditamos possam ser do seu interesse.
  • Informá-lo sobre coisas que estão acontecendo com a Wikimedia Foundation, os Sites Wikimedia ou o movimento Wikimedia.
  • Alertá-lo quando houver uma alteração em um artigo que você decidiu seguir.

Enviaremos esses tipos de e-mail a você somente com o seu consentimento, exceto se permitido de outra forma pela lei aplicável. Não vendemos, alugamos ou usamos seu endereço de e-mail para anunciar produtos ou serviços de terceiros para você. Você pode gerenciar quais tipos de notificações recebe e com que frequência as recebe acessando as Preferências de notificações e Perfil de usuário. Você pode aprender mais sobre e-mail e notificações e como alterar suas preferências em nossas Perguntas frequentes.

Envio de pesquisas opcionais e solicitação de feedback.

Sempre lhe diremos, no momento em que lhe dermos a oportunidade de compartilhar suas ideias, como planejamos usar suas respostas e quaisquer informações pessoais que você fornecer.

Suas respostas às nossas pesquisas e solicitações de feedback são sempre opcionais. Enviaremos esses tipos de solicitação a você somente com o seu consentimento, exceto se permitido de outra forma pela lei aplicável. Você pode gerenciar quais tipos de notificações recebe e com que frequência as recebe acessando as Preferências de Notificações e Perfil de usuário. Você pode aprender mais sobre e-mail e notificações e como alterar suas preferências em nossas Perguntas frequentes.

Melhorar os Sites Wikimedia e tornar sua experiência de usuário mais segura e melhor.
  • Para usar suas contribuições públicas, agregadas às contribuições públicas de outros ou individualmente, para criar novos recursos ou produtos relacionados a dados para você ou para aprender mais sobre como os Sites Wikimedia são usados.
  • Para combater spam, roubo de identidade, malware e outros tipos de abuso.
  • Para otimizar aplicativos, móveis e outros.
  • Para testar recursos para ver o que funciona, entender como os usuários interagem com os Sites Wikimedia, acompanhar e estudar o uso de vários recursos, obter insights sobre a demografia dos diferentes Sites Wikimedia e analisar tendências.

Nos envolvemos em tais atividades para promover nosso interesse legítimo e/ou para cumprir nossas obrigações legais.

Outros

Informações de localização

GPS e outras tecnologias de localização

Conforme declarado acima, podemos usar tecnologias de localização comumente usadas para mostrar-lhe conteúdos mais relevantes. Por exemplo, nossos aplicativos móveis podem identificar artigos dos Sites Wikimedia sobre pontos de interesse próximos à sua localização. Um lembrete: você pode consentir e/ou desativar nosso acesso a essas tecnologias de localização a qualquer momento, por exemplo, através das funcionalidades nativas do sistema operacional em seu dispositivo móvel, e ainda usar os Sites Wikimedia.

Metadados

Conforme declarado acima, podemos receber, automaticamente, dados de localização do seu dispositivo. Por exemplo, se você enviar uma foto usando o aplicativo móvel Wikimedia Commons, esteja ciente de que a configuração padrão em seu dispositivo móvel normalmente resulta na inclusão de metadados associados à sua foto no upload. Um lembrete: se você não quiser que os metadados sejam enviados para nós e tornados públicos no momento do upload, altere as configurações do seu dispositivo.

Endereços IP

Quando você acessar qualquer Site da Wikimedia, nós recebemos, automaticamente, o endereço IP do dispositivo (ou seu servidor de proxy) que você está usando para acessar a Internet, que poderia ser usada para inferir sua localização geográfica. Mantemos os endereços IP confidenciais, exceto conforme disposto nesta Política. Se você estiver visitando os Sites Wikimedia com seu dispositivo móvel, podemos usar seu endereço IP para fornecer informações anônimas ou agregadas a provedores de serviços sobre o volume de uso em certas áreas.

Usamos essas informações de localização para tornar a sua experiência com os Sites Wikimedia mais segura e melhor, para obter um maior entendimento das preferências do usuário e sua interação com os Sites Wikimedia, e para melhorar nossos serviços em geral. Por exemplo, usamos essas informações para fornecer maior segurança, otimizar aplicativos móveis e aprender como expandir e oferecer melhor suporte às comunidades da Wikimedia. Também usamos as Informações Pessoais da maneira descrita nas seções deste título de Política "Por motivos legais" e "Para protegê-lo, a nós mesmos e aos outros".

Compartilhamento

Quando podemos compartilhar suas informações?

Com sua permissão

Compartilhamos suas Informações Pessoais para um fim em particular, caso você concorde. Por exemplo, se você receber uma bolsa de estudos e solicitarmos permissão para compartilhar suas Informações Pessoais com um capítulo local. Você pode encontrar mais informações na lista de exemplos em nossas Perguntas frequentes.

Por motivos legais

Acessaremos, usaremos, preservaremos e/ou divulgaremos suas Informações Pessoais se acreditarmos razoavelmente que seja necessário para cumprir um mandado, intimação, ordem judicial, lei ou regulamento ou outra ordem judicial ou administrativa válida e legalmente exequível. No entanto, se acreditarmos que uma determinada solicitação de divulgação de informações de um usuário é legalmente inválida ou um abuso do sistema legal e o usuário afetado não pretende se opor à divulgação, faremos o possível para combatê-la. Nos comprometemos a lhe notificar por e-mail com pelo menos 10 (dez) dias corridos, quando possível, antes de divulgar suas Informações Pessoais em resposta a uma demanda legal. No entanto, só podemos fornecer um aviso se não formos legalmente impedidos de entrar em contato com você, se não houver ameaça confiável à vida ou à integridade física criada ou aumentada com a divulgação da solicitação e você nos forneceu um endereço de e-mail.

Nada nesta Política de Privacidade visa limitar objeções legais ou defesas que você possa ter com relação a solicitações de terceiro (sejam civis, criminais ou administrativas) de divulgação das suas Informações Pessoais. Recomendamos obter aconselhamento de advogado imediatamente caso tal solicitação seja feita envolvendo você.

Fara mais informações, consulte nossas Perguntas frequentes Subpoena.

Se a organização for transferida (Totalmente improvável!)

No caso extremamente improvável de que a propriedade de todas ou substancialmente todas as alterações da Foundation, ou se passarmos por uma reorganização (como uma fusão, consolidação ou aquisição), consistente com nosso interesse legítimo, continuaremos a manter suas informações pessoais confidenciais, exceto conforme estabelecido nesta Política, e fornecer notificação a você através dos Sites Wikimedia e uma notificação no WikimediaAnnounce-L ou lista de e-mails semelhante pelo menos trinta (30) dias corridos antes de qualquer Informação Pessoal ser transferida ou se tornar sujeita a uma política de privacidade diferente.

Para protegê-lo, nós e os outros

Nós, ou determinados usuários com certas permissões administrativas, conforme descrito abaixo, precisamos usar e compartilhar suas Informações Pessoais se for razoavelmente considerado necessário para impor ou investigar possíveis violações de nossos Termos de Uso, desta Política de Privacidade ou de quaisquer políticas da Wikimedia Foundation ou outras baseadas em comunidades dos usuários. Também podemos precisar acessar e compartilhar informações pessoais para investigar e nos defender contra ameaças ou ações legais.

Os Sites Wikimedia são colaborativos, onde os usuários escrevem a maioria das políticas e selecionam entre si pessoas para deter certas permissões administrativas. Essas permissões podem incluir acesso a quantidades limitadas de informações não públicas sobre contribuições recentes e atividades de outros usuários. Eles usam esse acesso para ajudar na proteção contra vandalismo e abuso, combater o assédio de outros usuários e geralmente tentam minimizar o comportamento perturbador nos Sites Wikimedia. Esses vários grupos administrativos selecionados pelo usuário têm suas próprias diretrizes de privacidade e confidencialidade, mas todos esses grupos devem concordar em seguir nossa Política de acesso a informações não públicas. Esses grupos administrativos selecionados pelo usuário prestam contas a outros usuários por meio de verificações e balanços: os usuários são selecionados por meio de um processo conduzido pela comunidade e supervisionados por seus pares por meio de um registro histórico de suas ações. No entanto, os nomes legais desses usuários não são conhecidos pela Wikimedia Foundation.

Esperamos que isso nunca aconteça, mas podemos divulgar suas Informações Pessoais se acreditarmos que é razoavelmente necessário para evitar danos corporais graves e iminentes ou morte a uma pessoa, ou para proteger nossa organização, funcionários, contratados, usuários ou o público. Também podemos divulgar suas Informações Pessoais se acreditarmos razoavelmente que seja necessário para detectar, prevenir ou de outra forma avaliar e resolver possíveis spams, malwares, fraudes, abusos, atividades ilegais e questões técnicas ou de segurança. (Verifique a lista de exemplos em nossas Perguntas frequentes para mais informações).

Para nossos prestadores de serviço

Usamos provedores de serviços terceirizados ou contratados para ajudar a executar ou melhorar os Sites Wikimedia para você e outros usuários. Damos acesso às suas Informações Pessoais a esses prestadores ou contratados conforme necessário para a execução de seus serviços a nós ou para usar suas ferramentas e serviços. Colocamos requisitos, como acordos de confidencialidade, em vigor para ajudar a garantir que esses provedores de serviços tratem suas Informações Pessoais de forma consistente e não menos protegida de sua privacidade do que os princípios desta Política. Para informações adicionais, consulte nossas Perguntas frequentes.)

Se você estiver visitando os Sites Wikimedia com seu dispositivo móvel, usamos seu endereço IP para fornecer informações anônimas ou agregadas a provedores de serviços sobre o volume de uso em certas áreas.

Alguns de nossos prestadores de serviço nos pedem para postar links para suas políticas de privacidade. Uma lista desses prestadores de serviços e os links para suas políticas podem ser encontrados nesta página.

Para compreender e experimentar

Damos aos desenvolvedores voluntários e pesquisadores acesso a sistemas que contêm suas Informações Pessoais para permitir que eles protejam, desenvolvam e contribuam com os Sites Wikimedia. Também compartilhamos Informações não pessoais ou informações agregadas com terceiros interessados em estudar os Sites Wikimedia. Quando compartilhamos Informações Pessoais com terceiros para esses fins, colocamos proteções técnicas e contratuais razoáveis para proteger suas Informações Pessoais de acordo com esta Política e com nosso interesse legítimo.

Da mesma forma, compartilhamos Informações não Pessoais ou informações agregadas com pesquisadores, acadêmicos, acadêmicos e outros terceiros interessados que desejam estudar os Sites Wikimedia. O compartilhamento dessas Informações Pessoais os ajuda a compreender o uso, a visualização e as estatísticas e padrões demográficos. Eles então podem compartilhar suas descobertas conosco e com nossos usuários, para que possamos entender melhor e melhorar os Sites Wikimedia.

Quando damos acesso às Informações Pessoais a desenvolvedores ou pesquisadores terceirizados, estabelecemos requisitos, como proteções técnicas e contratuais razoáveis, para ajudar a garantir que esses prestadores de serviços tratem suas Informações Pessoais de forma consistente com os princípios desta Política e de acordo com nossas instruções. Se esses desenvolvedores ou pesquisadores publicarem posteriormente seus trabalhos ou descobertas, pedimos que eles não divulguem suas Informações Pessoais. Observe que, apesar das obrigações que impomos aos desenvolvedores e pesquisadores, não podemos garantir que eles cumprirão nosso acordo, nem garantimos que faremos a triagem ou auditoria regular de seus projetos. (Você pode saber mais sobre reidentificação em nossas Perguntas frequentes.)

Porque você tornou público

Qualquer informação que você postar publicamente nos Sites Wikimedia é apenas isso – público. Por exemplo, se você colocar seu endereço de correspondência em sua página de discussão, isso é público, e não especificamente protegido por esta Política. E se você editar sem registrar ou fazer login em sua conta, seu endereço IP será visto publicamente. Pense com cuidado sobre o nível de privacidade desejado antes de divulgar informações pessoais em sua página de usuário ou em outro lugar.

Proteção

Como nós protegemos suas Informações Pessoais?

Nós nos esforçamos para proteger suas informações pessoais contra acesso, uso ou divulgação não autorizados. Usamos uma série de medidas, políticas e procedimentos físicos e técnicos (como procedimentos de controle de acesso, firewalls de rede e segurança física) projetados para proteger nossos sistemas e suas informações pessoais. Infelizmente, não existe transmissão ou armazenamento de dados totalmente seguro, por isso não podemos garantir que nossa segurança não será violada (por medidas técnicas ou por descumprimento de nossas políticas e procedimentos).

Nunca pediremos sua senha por e-mail (mas podemos enviar uma senha temporária por e-mail se você tiver solicitado uma redefinição de senha). Se você alguma vez receber um e-mail solicitando sua senha, avise-nos enviando um e-mail para privacy@wikimedia.org, assim poderemos investigar a fonte do e-mail.

Por quanto tempo mantemos seus dados?

Assim que recebermos Informações Pessoais de você, manteremos essas informações pelo intervalo de tempo mais breve possível que seja compatível com a manutenção, o entendimento e a aperfeiçoamento do processo de doação da WMF e com nossas obrigações previstas nas leis aplicáveis dos EUA. Na maioria dos casos, as Informações Pessoais são excluídas, agregadas ou desidentificadas após 90 dias. As Informações não Pessoais podem ser retidas indefinidamente, conforme apropriado. (Verifique a lista de exemplos em nossas Perguntas frequentes).

Lembre-se de que quando você faz uma contribuição para qualquer site da Wikimedia, o histórico da página mostrará quando sua contribuição foi feita, seu nome de usuário (se você estiver conectado) ou seu endereço IP (se você editar sem estar conectado). A transparência das contribuições é essencial para eficácia e confiabilidade dos projetos e históricos de revisão. Para saber mais sobre nossas práticas de retenção, consulte nossas diretrizes de retenção de dados.

Seus direitos

Para obter informações sobre como você pode solicitar a remoção de suas Informações Pessoais, ou outros direitos que você possa ter em relação às suas informações pessoais, consulte nossas Perguntas frequentes. Se desejar solicitar acesso, atualizar ou restringir/contestar o processamento de Informações Pessoais, ou receber uma cópia de suas Informações Pessoais para fins de transmissão para outra organização, você pode entrar em contato conosco. Responderemos à sua solicitação de acordo com a legislação aplicável.

Observe também que você pode exercer alguns desses direitos sem nossa intervenção. Por exemplo, se você for um usuário registrado, poderá acessar e atualizar algumas Informações Pessoais em suas Preferências, bem como baixar os dados da sua conta de usuário. Você também pode gerenciar quais tipos de notificações recebe e com que frequência as recebe acessando as Preferências de Notificações.

Informações importantes

Para proteção da Wikimedia Foundation e outros usuários, se não concordar com esta Política de Privacidade, você não poderá usar os Sites Wikimedia.

Onde a Wikimedia Foundation está localizada e o que isso significa para mim?

A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos com sede em San Francisco, Califórnia, com servidores e centros de dados localizados nos EUA. Se você decidir usar os Sites Wikimedia, seja de dentro ou de fora dos EUA, você entende que suas Informações Pessoais serão coletadas, transferidas, armazenadas, processadas, divulgadas e usadas de outra forma nos EUA, conforme descrito nesta Política de Privacidade. Você também entende que suas informações podem ser transferidas por nós dos EUA para outros países, que podem ter leis de proteção de dados diferentes ou menos rigorosas do que o seu país, relacionado com o fornecimento de serviços a você.

Nossa resposta a sinais de Do Not Track (DNT)

Estamos fortemente comprometidos em proteger as informações pessoais dos usuários. De acordo com esta Política, podemos compartilhar suas informações apenas em situações específicas, sobre as quais você pode aprender mais na seção “Quando podemos compartilhar suas Informações” dessa Política de Privacidade. De forma específica, não compartilhamos suas Informações Pessoais para fins de marketing.

Como protegemos todos os usuários de acordo com essa Política de Privacidade, não mudamos nosso comportamento em resposta ao sinal de "do not track" de um navegador da web. Para mais informações referentes aos sinais de Do Not Track e como nós os tratamos, acesse nossas Perguntas frequentes.

Alterações nesta Política de Privacidade

Como as coisas mudam naturalmente com o tempo e queremos garantir que nossa Política de Privacidade reflita com precisão nossas práticas e a lei, pode ser necessário modificar esta Política de Privacidade de tempos em tempos. Nós nos reservamos o direito de fazer isso da seguinte maneira:

  • No caso de alterações substanciais, forneceremos as alterações propostas aos nossos usuários em pelo menos três (3) idiomas (selecionados a nosso critério) por um período de comentários abertos com duração de pelo menos trinta (30) dias corridos. Antes do início de qualquer período de comentários, forneceremos um aviso de tais mudanças e a oportunidade de comentar por meio dos Sites Wikimedia e por meio de uma notificação no WikimediaAnnounce-L ou uma lista de e-mails semelhante.
  • Para pequenas alterações, como correções gramaticais, alterações administrativas ou legais ou correções de declarações imprecisas, publicaremos as alterações e, quando possível, forneceremos um aviso prévio de pelo menos três (3) dias corridos por meio do WikimediaAnnounce-L ou uma lista de e-mails semelhante.

Pedimos que você analise a versão mais atualizada de nossa Política de Privacidade. Seu uso contínuo dos Sites Wikimedia após qualquer data efetiva de uma versão posterior desta Política de Privacidade constitui aceitação de tal versão da Política de Privacidade de sua parte.

Entre em contato conosco

Se você tiver perguntas ou sugestões sobre esta Política de Privacidade ou as informações coletadas de acordo com esta Política de Privacidade, envie-nos um e-mail para privacy@wikimedia.org ou entre em contato conosco diretamente. Se estiver localizado no Espaço Econômico Europeu e tem dúvidas sobre seus dados pessoais ou deseja solicitar acesso, atualização ou exclusão, entre em contato com nosso representante pelo e-mail EUrepresentative.Wikimedia@twobirds.com ou por correspondência, pelo endereço:

Bird & Bird GDPR Representative Ireland
29 Earlsfort Terrace
Dublin 2
D02 AY28
Ireland
Principal ponto de contato: Vincent Rezzouk-Hammachi

Se estiver localizado no Reino Unido e tem dúvidas sobre seus dados pessoais ou deseja solicitar acesso, atualização ou exclusão, entre em contato com nosso representante pelo e-mail UKrepresentative.Wikimedia@twobirds.com ou por correspondência, pelo endereço:

Bird & Bird GDPR Representative Services UK
12 New Fetter Lane
London
EC4A 1JP
United Kingdom

Principal ponto de contato: Vincent Rezzouk-Hammachi

Nosso Espaço Econômico Europeu e o Representante do Reino Unido podem ser contatados apenas para questões relacionadas à proteção de dados.

Dependendo da sua jurisdição, você também pode ter o direito de realizar uma reclamação junto a uma autoridade supervisora competente para o seu país ou região.

Muito obrigado!

Agradecemos por ler nossa Política de Privacidade. Esperamos que você goste de usar os Sites Wikimedia e aprecie sua participação na criação, manutenção e trabalho constante para melhorar o maior repositório de conhecimento livre do mundo.

Observe que em caso de diferenças no sentido ou na interpretação entre a versão original em inglês desta Política de Privacidade e uma tradução, a versão original em inglês terá precedência.


This version was approved by Amanda Keton on June 7, 2021, pursuant to the Delegation of policy-making authority by the Board, and went into effect on June 25, 2021. Previous versions can be found below:

Páginas relacionadas à privacidade